Ficou preso no elevador? Veja o que fazer!

20 Jun 2018

 

 

 

 

Confesso que eu sempre tive certo receio de ficar presa dentro do elevador... Mais do que o medo de que acabasse o ar ou o que ele despencasse de lá de cima por algum motivo, perder minutos preciosos do dia não é algo muito agradável na nossa rotina tão corrida.

 

Mas eu só fui me dar conta de que não sabia o que fazer, caso eu ficasse presa, quando eu comecei a trabalhar na Neomot e observar que muitas pessoas também não sabiam. A desinformação, nesse caso, ajuda a alimentar mitos e medos, e o ‘problema’ se torna muito maior do que parece.

 

Pensando nisso, resolvi preparar esse texto com algumas dicas para serem executadas caso aconteça com você! Vamos lá? : )

 

 

Dica número 1: Não entre em pânico. Respire.

 

 

 

Existem duas razões para isso:

 

    > Quando estamos apavorados, não conseguimos raciocinar direito. Logo, tudo o que está acontecendo parece ser pior do que realmente é. Por isso, mantenha a calma e, se estiver acompanhado, ajude as outras pessoas se acalmarem também.

 

 

    > Ao contrário do que muitos pensam, a cabine possui saída e entrada de ar, mas ele não é tão abundante quanto o mundo lá fora. Dependendo da quantidade de pessoas dentro do elevador, o ar pode ficar um pouco escasso. É aí que entra a ‘manha’ da dica: Quando estamos apavorados, respiramos mais rápido. Logo, manter a calma ajuda a ‘economizar’ o ar também. Para pessoas com asma e bronquite, uma medida preciosa.

 

 

Dica número 2: Ligue para o telefone de emergência.**

 

 

 

Normalmente, o telefone fica próximo aos botões de chamada do elevador. Quando a ligação for atendida, informe o atendente em qual edifício você está. Ele vai te orientar quanto as próximas. Caso você esteja sem sinal no celular, veja a dica número três.

 

** Caso o seu elevador seja da Neomot, não se preocupe. O nosso sistema que avisa o técnico quando o elevador está parado. Mesmo que ninguém te ouça, nós vamos atender!

 

 

Dica número 3: Aperte o botão de alarme.

 

 

Você já viu um botão que tem um sininho próximo aos botões dos andares dentro da cabine do elevador? Muita gente não sabe, mas ele serve para acionar o interfone do prédio! Com ele, você pode se comunicar com quem está do lado de fora e pedir para que acione o técnico ;)

 

 

Dica número 4: Não banque o herói. Espere ajuda.

 

 

 

 

Você ficaria surpreso com a quantidade de notícias que são publicadas Brasil afora de pessoas que se acidentaram e até morreram ao tentar sair do elevador sem a ajuda de um profissional. Os motivos: desequilíbrio e movimentação do equipamento.

 

Embora pareça algo simples, há riscos envolvidos. O melhor mesmo é contatar a empresa de manutenção, ou, em último caso, os bombeiros. Lembre-se: nada está acima da sua vida.

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Escolha por assunto
Please reload

Acompanhe também:
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
Tem alguma sugestão de pauta ou dúvida? Mande pra gente!
(54) 3205.2377

Rua Santo Paese, 81 | B. Santa Catarina, Caxias do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon