O que é IoT?

23 Aug 2016

8:30 da manhã. Você está atrasado. Pega o celular para conferir a hora e já aproveita para chamar o elevador – muito requisitado neste horário.

Pega suas chaves, seu casaco e fecha a porta enquanto ele sobe. Plim. Chegou.

Agora basta embarcar e descer para começar mais um dia.

 

 

Este é apenas um exemplo das milhares de realidades e facilidades que equipamentos conectados à internet nos permitem viver.

 

Mas é só a ponta do Iceberg.

 

A IoT (internet of things – internet das coisas, em português) pode melhorar a sua forma de se relacionar com o mundo e com o tempo que você tem para aproveitar tudo isso.

 

Do ponto de vista tecnológico-humano, a IoT transforma as relações das pessoas com as coisas. É uma revolução que veio para ficar, e pode nos render muita coisa boa.

 

Quer mais um exemplo?

 

Você viaja de uma cidade à outra todos os dias.

No meio do caminho, existe um pedágio, e acoplado ao seu carro, um dispositivo que se comunica com outro, enviando o registro para um aplicativo e registrando o pagamento em uma conta que você vai quitar no início do próximo mês. Para passar na cancela, você precisou apenas reduzir a velocidade do carro.

 

Simples, né?

 

Com dispositivos conectados, é possível enviar dados de funcionamento para uma plataforma. Esses dados, por sua vez, são transformados em relatórios. Assim, você tem mais informação e controle sobre o que está acontecendo.

 

Com isso, equipamentos ficam mais responsivos e se adaptam às nossas necessidades, tornando o nosso dia mais simples e leve, o que nos dá mais tempo para nos preocuparmos com coisas que realmente importam.

 

E você sabe o que realmente importa para você, não é mesmo?

Percebe onde isso pode nos levar? Se você tivesse mais tempo no seu dia, o que você faria com ele?

 

É um ciclo que não tem fim.

 

Há quem diga que essas facilidades são luxos desnecessários. Tudo bem, parafraseando Caetano Veloso, cada um sabe a dor e delícia de ser o que é...

 

E é exatamente por isso que não podemos nos contentar com opiniões prontas. A tecnologia e a internet das coisas podem, sim, trazer soluções eficientes para já, baseada nas necessidades humanas e no uso eficiente do tempo e dos dispositivos.

 

Ela só não substitui uma coisa: o nosso contato com amigos, familiares, vizinhos... Sem eles, todas as soluções do mundo não fariam o menor sentido.

 

E você, tem alguma experiência com o mundo da internet das coisas?

 

Compartilhe sua opinião com a gente! :)

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Escolha por assunto
Please reload

Acompanhe também:
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
Tem alguma sugestão de pauta ou dúvida? Mande pra gente!
(54) 3205.2377

Rua Santo Paese, 81 | B. Santa Catarina, Caxias do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon